Nos meses mais frios, quem faz desporto ao ar livre e sujeita o corpo a cargas intensas está mais susceptível à gripe (ao contrário do que se diz, o desporto a partir de certo nível não dá assim tanta saúde!), principalmente quem não tem um cuidado particular com a alimentação e com a recuperação.
A gripe é uma doença viral que afecta as vias respiratórias provocada pelo vírus influenza. Numa gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas.
Normalmente a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc…), conjuntamente com repouso, ingestão abundante de líquidos.
Nestes casos o melhor é prevenir, sendo a vacinação a melhor via. Como o vírus sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deverá ser repetida anualmente para poder ser eficaz. Estudos apontam para que a vacina da gripe oferece uma protecção de 30% a 90% aos indivíduos vacinados.
A suplementação com 1g/dia de vitamina C e 5g/dia de Glutamina (ao deitar) ajuda a reforçar o sistema imunitário pelo que será um recurso útil para os desportistas.
Para quem costuma ter também problemas com resfriados e amigdalites pode ser interessante a utilização de um lisado polibacteriano.
Para saber mais clique aqui.